COMPANHIA DE CAÇADORES 3566 - GUINÉ - 1972/74

Blogue que tem como objectivo contar as pequenas estórias vividas por cada um dos METRALHAS e que acabam por fazer a história de OS METRALHAS DE EMPADA (e Catió)

HISTÓRIA DA CCAÇ 3566 - 1º. - FORMAÇÃO

sábado, 5 de maio de 2012

ATAQUE A NOVA COIMBRA-CATIÓ - OUTº 73


Mensagem de Olvaldo Colaço Pimenta - Furriel Miliciano Atirador - chegou a Empada em 4 OUT 73 e em 26 OUT 73 foi destacado para Catió:
O mais marcante para mim,foi numa tarde de Outubro de 1973 uma ataque de foguetão 120 perpetrado pelo PAIGC que atingiu Nova Coimbra-Catió e que infelizmente atingiu um grupo de crianças que inocentemente jogavam á bola.
Foi uma Berliet ao local para evacuar os feridos e mortos? para serem tratados dentro do quartel de Catió.
Felizmente havia medicos em Catió. Hoje não sei se haverá.


Mensagem de Joaquim Pinheiro da Silva - Soldado Atirador - destacado em Catió:
Pimenta... mais propriamente, foi no dia 8/10/73 por volta das 18,10... Tenho apenas um apontamento (não sei se é correto), foram +/- 9 granadas de foguetão 122m/m ( o meu 19o. ataque de armas pesadas)..Hoje ainda trago na memória o barulho... inconfundivel de uma "saida"... (um barulho assim meio parecido com um trovão ao longe, e depois de alguns segundos "aquele" silvar misturado com a cadência do sopro que o projetíl provoca) Pena que apenas tenha anotado as datas...deveria ter acrescentado o histórico. Abçs. de cá do outro lado do Atlântico
NOTA DO EDITOR:
Infelizmente este facto não consta da História da CCAÇ 3566. Deve haver um lapso de datas; a ser verdade que o Pimenta chegou a Catió em 26 Outº, este ataque não terá acontecido a 8. A esclarecer num futuro próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário